sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Sexta-feira é dia de ... Chloë Sevigny


Como nunca postei nada sobre mulher neste Sexta-feira é dia de... hoje falarei sobre uma que é também uma boa atriz.
Nascida Chloë Stevens Sevigny em Darien, Connecticut, Estados Unidos em 18 de Novembro de 1974, ela é hoje considerada a rainha do cinema independente norte-americano e rainha do movimento GLS (esse último eu não sei o porquê).
Começou a carreira em 1995 atuando no filme "Kids", de Larry Clark e Harmony Korine, este último seu namorado à época. Em 1997 ela voltaria a atuar em um filme de Korine "Gummo". Porém, entre "Kids" e "Gummo", Chloë deu seus próprios passos, atuando em, entre outros, "Crime em Palmeto", com Elisabeth Shue e "The Last Days of Disco", com Kate Beckinsale.
Finalmente em 1999 fez, ao lado de Hilary Swank, "Meninos não Choram" de Kimberly Peirce, filme pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, que não ganhou, mas rendeu a estatueta de melhor atriz para Hilary.
Foi pelas mãos de outra diretora mulher, Mary Harron, que Chloë fez outro filme polêmico. Ao lado de Christian Bale atuou em "Psicopata Americano" filme baseado em livro ensurdecedor de
Bret Easton Ellis.
Atualmente ela pode ser vista em "Zodíaco", o novo filme de David Fincher e tem "Peter and Catherine" em pré-produção para este ano ainda.

4 comentários:

Wanderley Teixeira disse...

E naum vamos esquecer da presença dela em Dogville e Manderlay do Lars Von Trier.Gosto muito da Clhoe,é uma pena q Hollywood ainda naum tenha se rendido em definitivo a ela.Sua atuação mais marcante para mim é em Meninos não choram,sua indicação ao Oscar.

Anônimo disse...

E não vai falar nada sobre BROWN BUNNY? Junto com KIDS, acho que esse foi o filme mais polêmico que ela fez. Abraços.

Osvaldo Neto (www.vaeveja.blogspot.com)

jamagonça disse...

Pois é, pessoal, ela faz muitos filmes polêmicos. Brown Bunny, sem dúvida, talvez seja o mais polêmico. Tem aquele outro filme formado por três episódios, se não me engano chama-se "Quando as paredes falam" me corrijam se eu estiver errada. Ela faz o segundo episódio, como namorada da Vanessa Williams. É um filme polêmico também. O terceiro episódio é com Sharon Stone e Ellen DeGeneres...
E é mesmo, Wanderley, tinha me esquecido de Dogville e Mandrlay.
A carreira dela é relativamente nova (começou em 1995) e ela ja tem muitos filmes no currículo. Gosto dela. Acho-a uma grande atriz.

Anônimo disse...

Isso mesmo. Depois de BROWN BUNNY não duvido mais nada dessa moça de ferro.