quarta-feira, 18 de julho de 2007

Corrente literária

Dizem que o negócio todo começou lá no Cine Art e percorreu vários blogs amigos. Aqui chegou via Ricardo do Bakemon. Assim, muito grata, Ricardo, por lembrar desta humilde blogueira em começo de carreira. A proposta é escolhermos 5 livros que mudaram nossa vida, falar um pouquinho sobre eles e passar a bola para outros 5 blogueiros fazerem o mesmo. De cara já vou dizendo que todos os livros que eu li até hoje mudaram minha vida de alguma foram. Afinal, o que diferencia o que somos hoje do que seremos daqui 5 anos é, sem dúvida, aquilo que lemos. Então, aqui vão 5 lilvros importantes para mim, não em ordem de importância:

-O LOBO DA ESTEPE (Hermann Hess): este é o livro que iniciou a contra-cultura no mundo. É de extrema importância para mim porque me levou a conhecer seu autor e todos os outros livros que ele escreveu. Assim, o que mudou minha vida não foi somente o livro, mas a obra deste alemão de nome Hermann Hess, magnífico, profundo, intenso e necessário. De Sidarta, passando por Demian e seguindo até o Jogo das Contas de Vidro, li quase tudo que pude do autor. Não a obra toda, mas quem sabe, um dia chego lá. A importância do Lobo da Estepe se dá, também, porque além dele ter-me aberto os olhos para as outras obras do autor, me abriu a alma para os clássicos: Kafka, Vitor Hugo, Dostoiévski, Hemingway, Rilke, Joyce, Goethe, Dante, enfim, o que há de melhor na literatura mundial.
-FLASHBACKS - SURFANDO NO CAOS (autobiografia de Timothy Leary): este aqui me abriu os horizontes para a leitura de cultura pop. Quando o li, o petardo foi tão intenso, que comecei a devorar os autores modernos de literatura pop: Rick Moody, Nick Hornby, biografias, etc, etc, etc... Falta muuuuuuta coisa a ser lida, assim, aceito qualquer sugestão de leitura.
-MATE-ME, POR FAVOR (Larry "Legs" McNeil e Gilliam McCain): se você quer conhecer o nascimento do punk no mundo, entender a cultura pop de hoje, esse livro é fundamental. Debulha as entranhas do nascimento punk em Nova York e nos apresenta as personagens mais interessantes e perturbadoras daquela época, nossos ídolos hoje.
-100 ANOS DE SOLIDÃO (Gabriel Garcia Marquez): foi com esta estória de literatura fantástica que eu fui entender, verdadeiramente, as amarras do autoritarismo e como o ser humano se transforma diante do poder. Aqui, a família Buendía atravessa 100 anos de uma história de ascensão e queda de poder, sonhos e realidade.
-O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (Emily Brontë): este foi difícil de selecionar, porque apesar de ser um livro maravilhoso que eu li em dois dias, eu não queria pagar de romântica (coisa que não sou) aqui neste espaço bloguístico. Mas como sou menina, não vou fugir à regra e indicarei, sim, um livro sobre o amor. Não um amor qualquer, mas um amor incondicional e cruel e nada piegas. Os defeitos da humanidade, tenho a impressão, estão quase todos aqui. Grande livro.

Bom, agora que já falei um pouquinho sobre os 5 livros importantes em minha vida, passo a bola para o amigos dos seguintes blogs:

Viscerablog
Pipocadesal
Aquijazzlucas
Sombraseletricas
Palacehotel

Peço desculpas àqueles que possam achar estranho minha indicação, mas faz muito pouco tempo que estou habitando este espaço e, portanto, não tenho tantos amigos assim.
Espero que não se ofendam.







5 comentários:

herax disse...

Oi Jamile! Muito legal a ideia, e com certeza tentarei elaborar minha lista no Viscera. Mas confesso pra voce que meus conhecimentos literarios sao mediocres. Leio como um louco desde moleque, mas nao exatamente literatura, gosto mais de HQ's, livros de cinema, alem de filosofia, psicologia e alguma coisa de ocultismo e outras maluquices. Quando eu fizer meu top 5 de livros a galera vai achar que eu sou louco. Um beijo!

jamagonça disse...

Cara, tudo que lemos nos preenche como seres humanos. Se for receita de bolo, vale também!

André disse...

oi jamagonça, valeu por se lembrar de mim nessa corrente. Confesso que já me passaram essa "batata quente", mas to meio preguiçoso pra bolar uma lista de livros... bom, se o tempo melhorar eu escrevo algo a respeito. Gostei do seu blog, já leio há algum tempo. Quanto a lista de filmes, ultimamente ando sem tempo pra gravar (pra vc ter uma idéia, to na dívida com dois amigos com trocas)... quando a poeira baixar a gente arma algo. Até!

jamagonça disse...

Ok, André, vou ficar aguardando, então.

Anônimo disse...

Lobo da Estepe é simplesmente genial! Adoro esse livro. E o que falar do Timothy Leary? Sem ele o mundo seria sem graça!