quinta-feira, 28 de junho de 2007

Interpol

Vazou há alguns dias o novo trabalho do Interpol - Our love to admire, e já tem em vários blogs amigos. Mas como estou com uma preguiça danada de postar o link, dá uma olhada nos links ao lado. É só pegar lá.
Procurar em:
The Crystal Lake
Young Hotel Foxtrot
Part of the Queue
Julia Valentine
entre outros...

Notas sobre um escândalo

Notas sobre um escândalo (Notes on a scandal) - Richard Eyre, ING, 2006.

Na moda, os entendidos dizem que menos é mais. Em "Notas sobre um escândalo" eu afirmo seguramente que o sutil é mais. E a sutileza aqui é a da Judi Dench que, sendo sutil ao agir, paradoxalmente, produz consequências nefastas. Sutil, porém, tal qual uma lâmina cortando a carne. Dói e dói muito os efeitos da manipulação da personagem de Judi sobre a personagem de Cate Blanchett. Mas é tão sutil que a vítima sequer se dá conta do perigo que a persegue e, por vezes, a escraviza. É como um tumor que existe há tempos mas só se torna perceptível quando já se encontra em um estágio devastadoramente avançado. E aí, o que fazer, então?
O filme, um dos melhores do ano, já está em nossas locadoras prontinho para ser apreciado como um último pedaço de uma torta deliciosa que comemos já sedentos pela próxima oportunidade de degustá-la novamente.


quarta-feira, 27 de junho de 2007

Calvaire

Calvaire (The Ordeal) - Fabrice Du Welz, BEL/FRA/LUX, 2004

Calveire é o típico filme que pode ser resumido como um verdadeiro petardo. É estranho, mas totalmente possível, como o ser humano se transforma quando descobre que não tem controle sobre a vida, sobre os fatos, sobre tudo. Quando ocorre essa descoberta, dois caminhos se abrem à sua frente: ou você fica apático e aceita o inevitável, ou faz uma verdadeira viagem ao underground de sua essência e liberta a besta que todos nós guardamos bem escondida dentro de nós. Tal qual aquilo que Olavo Bilac descreveu em um de seus poemas (que não me lembro o nome agora) que dentro de nosso peito há sempre um demônio que ri e um deus que chora, assim é a alma humana e a essência desse filme.
Vamos ao filme. Músico que está prestes a fazer uma apresentação de Natal, tem seu furgão velho avariado e é forçado a parar em um vilarejo qualquer no interior da Bélgica. Hospedado por um velhinho simpático de nome Bartel, acaba conhecendo os horrores da alma humana ao ser declarado pelo seu anfitrião como sendo a sua mulher Glória que há tempos foi embora. A partir daí, o músico será tratado como se fosse a tal Glória não só pelo velhinho que o acolheu, mas também por todo vilarejo insano até o talo.
Não tente entender o porquê das coisas acontecerem como acontecem no filme. Não tente entender o comportamento das personagens. Pense assim, são todos humanos, mais que isso, somos todos humanos, e a única certeza existente é a estranheza que se instala em nós quando somos acuados de alguma forma. Nessas horas (nas horas de perda, de dor, de dilaceração da alma) somos todos loucos ou apáticos, depende do caminho que traçamos e a reação que demonstramos diante do incontrolável. Para quem puder ou conseguir uma cópia, Calvaire será uma experiência única.
Este é um filme que passou em uma das sessões do Cine Comodoro e foi indicado pelo amigo blogueiro Daniel Salomão. E, apesar de ser de 2004, não é encontrado no Brasil, ainda. Só pude assisti-lo porque o amigo blogueiro Ricardo me cedeu o filme. Assim, Ricardo, muito grata pela experiência.


sexta-feira, 22 de junho de 2007

O homem do ano

The Man of the Year (O candidato aloprado) - Barry Levinson

Agora este filme vale a pena. Do mesmo diretor de Wag the Dog (Mera Coincidência), o título em português é horroroso e não tem nada a ver como filme. De aloprado o candidato do título não tem nada. Muito pelo contrário, porque o filme, apesar de ser comédia, é sério. Robin Williams é um apresentador de talk show que ao se candidatar para a Presidência dos Estados Unidos, acaba ganhando. Não falo mais, para não perder a graça. Com diálogos bastante ácidos, destaque para a interpretação da Laura Linney, sempre competente, e para a cena em que Robin Williams é entrevistado pela Tina Fey no Saturday Night Live.

Assistindo...

Calígula tarado abusa, mata e come criancinhas na antiga União Soviética onde todos falam inglês fluente!!!!!!!!!!!!!!!
O papel do canibal que assombrou a União Soviética em meados dos anos 80 é de Malcolm McDowel, que por sinal está muito bem na interpretação. A história, dizem verídica, é bastante interessante, só o filme que não é. Tenho um pouco de asco de filmes feitos em países e culturas estranhas à norte-americana e falados em inglês. Soa meio ridículo. Tá ok, me rendo, O Pianista se passava na Polônia e também foi falado em inglês. Eu sei, mas é que o filme é tão bom, que a gente dá um desconto. Mas falando sério, filmes assim, soam superficiais. E para mim, o grande mérito do Mel Gibson está exatamente nisso: filmar uma obra em sua língua de origem. Esse é o grande barato de A Paixão de Cristo, todo falado em aramaico.
Filmes como Tróia e afins nem deveriam existir.
Bom, mas voltando a Evilenko, apesar de superficial, por conta do inglês forçado e outras "cositas mas", o filme vale porque realmente foi filmado em locações russa, e é sempre bom vermos filmes feitos em lugares distantes e não comuns. Mas é só isso, porque o filme é ruim mesmo, todo costurado em argumentações furadas.
Mas dêem uma olhada e tirem suas próprias conclusões.

Adrien Brody

Adrien Brody, nascido em 14 de abril de 1973 em Nova York

Ele, para mim, é o feio mais bonito de Hollywood que me conquistou quando fez O Pianista de Roman Polanski. Aliás, foi neste ano que ganhou o Oscar de melhor ator, e tirou de Rubens Ewald Fillho a afirmação de que, com o Oscar, teríamos que aguentar um galã muito feio. Seu charme é indiscutível, e é isso que o torna bonito. Atualmente está em fase de pós produção do filme The Brothers Bloom de Rian Johnson, com Rachel Weizs e Mark Ruffalo.

Seção nova

Toda sexta-feira, vou postar a foto de alguém bonito, ou não, não importa, mas que me tocou de alguma forma. Pode ser homem ou mulher, tanto faz, desde que tenha, sei lá, charme, beleza, atitude, enfim...

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Um dia, quem sabe...

Será que um dia teremos o privilégio de ter aqui no Brasil a obra O Decálogo de Krzysztof Kieslowski? Será, que ao menos, teremos a sorte de ter em dvd os dois episódios da obra criada para a televisão polonesa que foram transformados em longa, Não Matarás e Não Amarás?

Enquanto isso, nos contentamos com A Dupla Vida de Veronique e a Trilogia das Cores, estes sim em catálogo nacional.



Novidades

Em junho, coisa nova na Magnus Opus DVD: http://www.magnusopusdvd.com.br/symphaty.php


SYMPATHY FOR THE DEVIL
(DVD DUPLO)

Ano: 1968
Direção: JEAN-LUC GODARD
Roteiro: JEAN-LUC GODARD
Fotografia: ANTHONY B. RICHMOND
Narração: SEAN LYNCH
Com MICK JAGGER, BRIAN JONES, BILL WYMAN, CHARLIE WATTS, KEITH RICHARD, ANNE WIAZEMSKY, IAIN QUARRIER, JLG, BERNARD DANIELS, FRANKIE DYMON
Extras: Documentário VOICES
DVD Duplo com duração total de: 188 min.

Antológico encontro entre o consagrado cineasta Jean-Luc Godard e o grupo de rock Rolling Stones, registrado no Olympic Studios, em Londres. Enquanto Mick Jagger conduzia seus colegas de banda numa gravação de “Sympathy for the Devil” (canção que tornou-se um épico do rock por tratar de referências históricas e filosóficas), Godard intercala com sequências de teor subversivo, em tom de reflexão socio-político-revolucionário. Examinando, por exemplo, a contracultura dos Panteras Negras (grupo revolucionário fundado nos EUA na década de 60), abordando temas como a música, o papel da mídia, a liberação das mulheres, a revolução cultural francesa dos anos 60 e o poder da linguagem.

E, também:


SID & NANCY

ANO: 1986
DIREÇÃO:
Alex Cox
FOTOGRAFIA:
Tom Richmond
ELENCO:
Gary Oldman - Courtney Love - Andrew Schofield
Música:
JOE STRUMMER - PRAY FOR RAIN - THE POGUES

Uma trágica história de amor e devoção total até a morte. O lendário Sid Vicious, integrante do Sex Pistols, tem sua participação menosprezada pela banda, mas teve uma vida mais agitada e facinante do que todos os integrantes juntos. Sua vida já tumultuada e autodestrutiva, foi potencializada com a chegada de Nancy. Viciados em heroína e tendo eles juntos como uma droga do outro, Sid & Nancy são os ícones perfeitos da geração punk da década de 1970.
Gary Oldman e Chloe Webb impressionam nos papéis centrais, e nos levam numa alucinante viagem aos becos e porões do movimento punk na Inglaterra.




quarta-feira, 20 de junho de 2007

The Smashing Pumpkins

Vazou mais uma música do próximo trabalho Zeitgeist, a sair em julho deste ano e que não vazou inteiro, ainda.
A música é Doomdays Clock e, a quem interessar possa, tem link para ela lá no rock army! linkado logo abaixo. Já escutei mas não digeri ainda.
http://rockarmy.blogspot.com/

Deu na Uncut

Enquanto o The Smashing Pumpkins faz um retorno triunfal ao vivo,


John Squire rejeita um possível retorno do Stone Roses.


Afinal, não dá para ter todos os sonhos realizados ao mesmo tempo!


Para um bom entendedor...

Hoje estou assim, meio sem chão, bastante chateada com o capitalismo e tudo mais. Sabe como é: trabalho de mais, dinheiro de menos, aliás, dinheiro nenhum...
Assim, junto de minha "amiga"Evangeline Lilly, deixo aqui minha pequena e sincera homenagem ao capitalismo moderno, aos excêntricos ganhadores de dinheiro, aos burgueses que sorriem sem problema, enfim, o discurso, eu sei, soa datado, mas o que fazer, eu sou datada, afinal, tudo é vintage, ou não.





A mais nova do Lobão

O prostituto prostituído de nosso incauto rock nacional aprontou de novo. Depois de se render ao mainstream, gravar Acústico MTV, participar do Faustão, o trapalhão mór Lobão veio com mais uma digna de registro. O post foi tirado do blog "Tudo que sobra" do amigo Sérgio Martins. Leiam aqui e depois dêem uma passada lá:

http://www.tudoquesobra.blogspot.com/

Lobo lobo

O cantor Lobão, 49 anos, se notabilizou em defender os direitos dos fracos e dos oprimidos. Brigou com praticamente todas as gravadoras com as quais trabalhou e defendeu a tese de que os CDs deveriam ser numerados para que os artistas soubessem exatamente quantas cópias venderam. Na vida real, Lobão, esse paladino da justiça, não reza pela cartilha do bom artista. Vejam o email que eu recebi de um músico erudito que foi convidado para tocar no show do disco Acústico MTV:
"Recebi um telefonema do produtor do Lobão um cara chamado Mauro me chamando pra tocar no lançamento do Acústico MTV deste gênio agora compreendido. Até aí tudo bem, mas olha só a proposta: tocar com um quinteto de cordas, sendo que o quinteto se escuta nos retornos e o som que vai para o público é o que ele solta do computador. Dublagem na cara dura!
Lobão paga 200 reais por show , um em São Paulo na sexta outro no sábado no Rio de Janeiro (indo de ônibus) e outro na segunda numa festa fechada no Via funchal. Conclusão, ele que sempre lutou pelos direitos dos fracos e oprimidos agora está explorando os músicos. Para piorar, dubla as cordas de um show acústico porque não quer pagar direito!"
E agora, Lobão?

terça-feira, 19 de junho de 2007

Borat

Eu sei, eu sei, é estranho, mas só agora assiti ao filme. E, eu sei, é mais estranho ainda, mas gostei bastante dele. Não sei o que é. Eu, sempre elitista com as comédias, gostei desse Borat e seu escracho anti-americano. Não sei, acho que é porque é um filme inteligente, feito por um comediante inteligente que, tal qual Andy Kaufman, engana e faz vítimas despudoradamente. E é justamente neste ponto que está a graça: travestir-se do personagem e fazê-lo parecer real. As únicas verdades são exatamente as coisas que nunca deveriam aparecer: a incapacidade do intelecto mediano do norte-americano em compreender o mundo tal qual ele é e está e, claro, a incapacidade de sequer perceber a mentira naquela figura tão estranha e (falsamente) ignorante vinda de um país irreal para os padrões da América. Altamente recomendável.

Para rir um pouco...

Pérolas de redações de vestibulares deste ano.

Tiradas do blog Pessoas são Estranhas do Shion Apolo

http://rex1a.com/serendipity/

1. Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
(Já imaginou isso?)

2. O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro.
(Se o sujeito é cego, o nervo dele deve emitir idéias sombreadas, não é mesmo?)

3. O vento é uma imensa quantidade de ar.
(Nunca teria imaginado.)

4. O Terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
(Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do M.S.T .)

5. Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.
(Nada mais justo! Não dá para passar a eternidade desconfortavelmente.)

6. Péricles foi o principal ditador da democracia grega.
(Isso! E Stalin foi o principal seguidor de Mahtma Ghandi...)

7. O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
(A criatura que escreveu isso deve ter raciocinado com a própria abundância e não com o cérebro.)

8. O Petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.
(Sim! Foi no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigem e as minhocas claustrofobia.)

9. A principal função da raiz é enterrar.
(É impressionante!)

10. O Sol nos dá calor e turista.
(Esse, com certeza é carioca)

11. As aves têm na boca um dente chamado bico.
(Fiquei de queixo caído!)

12. A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
(O relógio desta anta deve ter cm e km.)

13. Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.
(Entendeu, certo? Todo discurso de político é uma Lenda.)

14. A harpa é uma asa que toca.
(Imagine a definição dele para Trombone de Vara...)

15. A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
(Se Marco Polo tivesse viajado aos EUA traria a Febre Vermelha dos índios.)

16. Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.
(Este é um grande observador da própria família.)

17. O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
(Imagine o alívio que senti ao ler isso.)

18. Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado.
(Deve ter sido o destino do autor da frase.)

19. A insônia consiste em dormir ao contrário.
(Perfeito. Morrer é viver ao contrário, não é?)

20. A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais.
(Melhor pular essa...)

21. A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país.
(É... e ainda faltam várias para corrigir...)

22. O Chile é um país muito alto e magro.
(Confundiu o Chile com o nosso ex-Vice-Presidente, Marco Maciel.)

23. As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.
(Para mim, a mais "marcante" de todas. Deve ter colado essa, não pode ter pensado nisso sozinho.)

24. Na Grécia, a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam.
(É uma boa idéia. O difícil é convencer as pessoas)

25. A prosopopéia é o começo de uma epopéia.
(E uma Centopéia deve ser 100 Epopéias.)

26. Os crustáceos fora d'água respiram como podem.
(Coragem, faltam poucas pra comentar...)

27. As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite.
(Que perspicácia! E que apnéia, hein ?)

28. Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo.
(E, os xifópagos são indivíduos bi-sexuais...)

29. As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.
(Bem, já que cheguei até aqui... vamos adiante!)

30. Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia.
(Que que é iiiiiiisso?)

31. O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas.
(O Tráfico de Drogas é a maior das S.A's. A frase seguinte é ainda pior...)

32. As Sociedades são Anônimas por que seus sócios não precisam de mostrar carteirinha.
(O "não precisam de mostrar..." só não é pior do que o costumeiro "tipo assim...")

33. A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva.
(Faz sentido. O seu Plano de Saúde só servirá na ocorrência de epidemias, não é?)

34. A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos.
(Meu medo é descobrir que um quadrúpede desses foi meu aluno...)

35. O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.
(Fala a verdade. Não te dá uma sensação de vazio, impotência?)

36. Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.
(Graças a Deus, esta foi a última...)

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Quase lá!!!!

Agosto??????


À procura de...... um filme!

Em DVD, com legenda em português.

Posts rápidos

Muito bom, mas pouco impolgante. Ainda assim, vale a pena.

Tony Scott, vai tomar no c'..........!!!!!!!!!!!!!!!! Perda total de tempo!

terça-feira, 12 de junho de 2007

A Rainha

Não gostei. Chato!!!! O filme deveria se chamar A Rainha: Ladi Di. É um pouco de preconceito meu também. Não consigo apreciar a Helen Mirren. Sempre que a vejo lembro de Calígula. Outro filme chato!!! Ou seja, o que gravou na minha memória, em relação à Helen Mirren foi aquela louca de Calígula e aquela professora chata de Teaching Mrs. Tingle. Tem também Assassinato em Gosford Park, mas este não conta porque o filme é tão bom e todas as velhinhas são tão simpáticas...
Além do mais, já faz um tempo que estou meio assim com o Stephen Frears, desde que ele estragou a história inabalável de High Fidelity do Nick Hornby, trocando a inglaterra por Chicago e um interessante inglês na casa dos trinta anos, por um norte-americano chato, arrogante e previsível, interpretado pelo chato, arrogante e previsível John Cusack
Enfim, vale conferir para descobrir que a Ranha da Inglaterra é um ser humano e não uma obra embalsamada como parece. Só não sei se a Rainha, a verdadeira, é tão humana assim.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

À procura de... um filme.


Procuro também o filme "Minha vida cor de rosa". Quem tiver, entre em contato comigo.




À procura de... um livro.


Gente, procuro o livro "Carícias Distantes" escrito por Déborah Curtis. É a biografia do Ian Curtis, vocalista do Joy Division, que deu origem ao filme do Anton Corbijn "Control" sobre a vida do cantor.
O título original é "Touching from a Distance", mas existe uma edição portuguesa com o título acima. No Brasil, já entrou em catálogo, mas atualmente nas grandes lojas está esgotado.
Assim, se alguém tiver e quiser vender, entre em contato comigo através de meu e-mail.
Grande abraço.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Lista de Filmes

Estou disponibilizando em um link ao lado um outro blog meu onde irei postar uma lista minha de filmes, séries e musicais. Acessem. Quem se interessar por algum filme, é só dar um alô que eu disponibilizo "di-grátis". Para quem quiser, é só falar que a gente dá um jeito de mandar. O negócio é de graça, mas as despesas com o envio é de quem pedir.
Gostaria, também, de fazer trocas com outros filmes. Quem tiver filmes ou uma lista para oferecer, é só entrar em contato também. O meu e-mail está no blog. Para quem não curte fazer trocas, tenho o interesse de adquirir filmes. Periodicamente postarei meus desejos e, se alguém puder me ajudar, agradeço.
Grande abraço.