sexta-feira, 16 de março de 2007

Danny Boyle

Legítimo manchesteriano (existe isso?), esse diretor é um dos meus preferidos. Irônico e corrosivo, fez duas obras primas no início de sua carreira, Shallow Grave (Cova Rasa) e Trainspottin (Sem Limites) e alçou a carreira hollywoodiana de Ewan McGregor. Abaixo a sua filmografia que, apesar de alguns deslizes, é primorosa.

Shallow Grave (Cova Rasa) 1994: Esse belo filme mostra o quão indigesta é a soberba. Três amigos procuram por novo colega para dividir o apartamento. Quando se decidem por um estranho, este aparece morto com uma maleta cheia de dinheiro. A opção: esconder o corpo e aproveitar a grana toda. Porém, tal opção se mostrará inadequada.








Trainspotting (Sem Limites) 1996: Petardo, petardo, petardo. Meu filme preferido da década de 90. Sem comentários. Só assistindo e se deliciando com as peripécias da turma do Mark Renton para tentar se livrar da heroína.










A life less ordinary (Por uma vida menos ordinária) 1997: Primeira incursão em Hollywood e final da parceria com Ewan McGregor. É um filme gostoso de se ver. A química entre McGregor e Cameron Diaz é bem legal. Mas só isso. E apesar de ser um filme feito em Hollywood, a trilha sonora é bem inglesa, aliás, uma das marcas do diretor.








A Praia (The Beach) 2000: Fracasso de bilheteria, esse filme foi muito criticado na época pois, diziam, Boyle teria mandado desmatar uma área considerável na Tailândia para fazer a tal praia do título. Críticas e bilheterias a parte, esse é um filme que eu gosto. Não é o melhor momento do Di Cáprio, mas é uma interessante crítica à sociedade de consumo atual.







28 Days Later (Extermínio) 2002: Retorno do diretor à raízes inglesas e início da parceria com Cillian Murphy. Esse é um bom filme de zumbis. Mas não se engane, não se trata só disso.








Millions (Caiu do Céu) 2004: O típico filme bonitinho mas ordinário. Não é o melhor de Boyle, mas saca só: dois irmãos encontram uma fortuna, mas eles têm somente uma semana para resolver o que fazer antes que o Reino Unido mude sua moeda para o euro e aquilo tudo perca o valor.







Sunshine 2007: Esse é novo. Em um futuro qualquer, o sol morre. Então, uma aeronava com 8 tripulantes (Cillian Murphy novamente) sai em direção à estrela maior para terntar reavivá-lá. Será um novo Armaggedon? Em se tratando de Boyle acho que não. É só esperar para conferir.





Nenhum comentário: