terça-feira, 23 de outubro de 2007

Os Idiotas

Os Idiotas (Idioterne) - Lars Von Trier, DIN, 1998.

PUTA QUE PARIU!!!!!!!!!!
Os Idiotas é isso mesmo, um PUTA de um filme.
E eu não estou falando do niilismo do Dogma 95, não. Eu não sou apaixonada por esse movimento. Digo até que nem gosto da maneira simplista que eles utilizavam para fazer um filme. Mas é justamente essa simplicidade que faz com que os cineastas tenham que buscar coisas interessantes para tratar nos filmes. E, geralmente, essas coisas interessantes são sempre bofetadas na cara da sociedade burguesa!
E esse segundo exemplar do Dogma 95 (o primeiro foi "Festa de Família", também de 1998, de Thomas Vinterberg) é exatamente isso: um apanhado de críticas à sociedade burguesa que, fechada em seu mundinho, vive de forma confortável e distante da realidade que a cerca. Os problemas para os burgueses, são problemas dos outros.
Em "Os Idiotas", Lars nos apresenta um grupo de pessoas burguesas que se unem para encontrar o idiota que existe em cada um e, munidos dessa paranóia, afrontar toda a sociedade. Os idiotas que eles encontram dentro de cada um são criaturas descontroladas e de comportamento muito próximo dos deficientes mentais. Com essa performance eles interagem com as pessoas na rua, nos clubes, restaurantes e, quase sempre, obtém como resposta o desprezo dos "normais"
É esse cinismo que nos é apresentado de forma lúdica e ao mesmo tempo radical. A experiência de "os Idiotas" é grandiosa e merece ser vivida.
Grande abraço.

4 comentários:

Osvaldo Neto disse...

Só vi FESTA DE FAMÍLIA de todos hehe.

Osvaldo Neto disse...

Só vi FESTA DE FAMÍLIA de todos hehe.

André disse...

Qdo vi Os Idiotas, lá pra 98, tava um puta calor e o ventilador quebrado. Foi uma experiencia física de mal estar, praticamente.

jamagonça disse...

O filme todo é uma experiência de mal estar.