quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Goya's Ghosts

Goya's Ghosts (Sombras de Goya) - Milos Forman, ESP, 2006.

Milos Forman é foda! Mesmo quando não está nos melhores de seus dias, ele faz bem feito. Este "Sombras de Goya" obviamente não é o melhor de seus trabalhos mas é, de longe, bastante interessante. Não se trata da filmografia de Francisco Goya, famoso pintor espanhol. Mas também não deixa de ser uma filmografia, aquilo que Milos faz de melhor. Neste filme, o diretor tcheco conta a história de uma das musas de Francisco Goya, Inés, filha de família abastada de passado judeu. Inés, interpretada pela sempre estonteante Natalie Portman, acaba sendo detida pela "Santa Inquisição" e, forçada, confessa sua linhagem judia. Nos porões da Igreja ela passará 15 anos, até que Napoleão Bonaparte invada a Espanha e dissolva a Inquisição.
Natalie Portman, aqui, interpreta dois papeis: o de Inés e o de sua filha, Alícia, fruto de um relacionamento forçado que ela teve durante os anos que ficou presa, com o padre Lorenzo (o também excelente Javier Bardem).
Falar mais estragaria a experiência.
O filme, como já dito, não é o melhor momento de Milos, porém, como não poderia deixar de ser, é acima da média.
O trabalho, vale também, para ver uma Natalie Portman, ora maravilhosa, ora horrenda, na sua caracterização de Alícia/Inés.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se vc reservar uma cópia dele pra nossa próxima troca, eu te agradeço. :)

jamagonça disse...

ok, osvaldo, combinadíssimo.

André Renato disse...

Perdi esse filme na Mostra de SP... Natalie Portman é minha musa! hehe