segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Chapter 27

Chapter 27 (Chapter 27) - Jarrett Schaeffer, EUA, 2007.

Confesso que esperava mais deste filme. Não que não seja interessante ver um Jared Leto completamente modificado parecidíssimo com o objeto da história, o Sr. Mark David Chapman, o algoz do querido John Lennon, mas principalmente porque a história é um pouco arrastada, lenta e carregada.
É óbvio, também, que não poderia ser diferente, uma vez que se trata da história do algoz e não da vítima. O filme foca nos três últimos dias de vida de Lennon, sob a perspectiva do assassino. Mostra mas não explica o porquê do assassinato. Mas até aí, normal, uma vez que acredito não ter explicação mesmo. O cara era louco e ponto final. O estranho é focar tanta atenção no livro de J. D. Salinger, "O apanhador no campo de centeio". Chega até a explicitar que o ato cometido por Chapman foi totalmente influenciado pelo livro.
Meu estranhamento provavelmente é por causa de uma ignorância minha. Confesso que não sabia que esse livro era tão importante para a história e para o Chapman. Para mim era somente um livro que o cara estava lendo quando pirou e matou o Lennon.
Bom, mas de qualquer forma, a única explicação que o filme nos apresenta é a influência de Caufield (o protagonista do livro) sobre Chapman. Influência essa que, supostamente, teria sido a gota final para a decisão de matar Lennon.
É um bom filmes esse, mas lento, arrastado.
De qualquer forma, vale a pena conhecer um pouquinho do maluco que desafiou o mundo musical e tirou a vida de um de seus maiores ícones à época.

Nenhum comentário: