quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Das Weisse Band (A Fita Branca) - Michael Haneke, AUS/FRA/ALE/ITA, 2.009

PQP!!!!!! Filmão. Michael Haneke, mais uma vez superando-se. Ganhou MERECIDAMENTE Cannes este ano, a despeito da crítica de alguns dizendo que o prêmio só foi conquistado porque a presidente do juri era Isabelle Huppert, atriz que já trabalhou com Haneke em La Pianiste e Le Temps du loup. Discordo inteiramente dessa tese. Primeiro porque Isabelle é a musa de Claude Chabrol e não necessariamente de Haneke, e segundo porque A Fita Branca é um excelente filme que põe o dedo em feridas da humanidade que ganharam destaque na Segunda Guerra Mundial mas que sempre existiram e até hoje nos brinda com a sua presença por vezes velada: a intolerância e o preconceito.
Assistir a um filme como este é lembrar que o cinema é uma arte voltada para o estudo da alma humana e que, de tempos em tempos, somos presenteados com obras-primas inesquecíveis.

PS. Assistir a La Pianiste e Le Temps du loup ambos de Michael Haneke é uma boa idéia. Aliás, assistir a toda a obra de Haneke é um exercício necessário para tomar contato com o que o cinema europeu tem de melhor hoje (quando assisti a Violência Gratuita, o original, de 1997, me lembro que foi em um sábado à noite. Fui dormir passando mal. O cinema de Haneke faz isso, põe o dedo em nossas feridas e nunca passa incólume).


Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!