quinta-feira, 26 de novembro de 2009


INGLOURIOUS BASTERDS (BASTARDOS INGLÓRIOS) - Quentin Tarantino, EUA/ALE/FRA, 2009.

PQP. Tarantino tinindo, em seus melhores dias, mas com um plus: mais maduro. Tarantino é o cara! Sabe como ninguém fazer um cinema interessante, cheio de homenagens e influências. E ainda: consegue ser artisticamente popular! Neste Inglourious Basterds o tema é sério, o holocausto, mas a abordagem, feita com  a ironia tarantiana de sempre. E somente essa fina ironia (que apesar de fina é cheia de podreira meta linguística) poderia recriar a história da Segunda Guerra Mundial e fazer com Hitler e seus asceclas o que o mundo inteiro desejou um dia.Cinema de arte de primeira. Cinema-diversão de primeira.

domingo, 22 de novembro de 2009

Conferindo Inglourious Basterds. E nada me tira da cabeça que Tarantino é o cara!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Das Weisse Band (A Fita Branca) - Michael Haneke, AUS/FRA/ALE/ITA, 2.009

PQP!!!!!! Filmão. Michael Haneke, mais uma vez superando-se. Ganhou MERECIDAMENTE Cannes este ano, a despeito da crítica de alguns dizendo que o prêmio só foi conquistado porque a presidente do juri era Isabelle Huppert, atriz que já trabalhou com Haneke em La Pianiste e Le Temps du loup. Discordo inteiramente dessa tese. Primeiro porque Isabelle é a musa de Claude Chabrol e não necessariamente de Haneke, e segundo porque A Fita Branca é um excelente filme que põe o dedo em feridas da humanidade que ganharam destaque na Segunda Guerra Mundial mas que sempre existiram e até hoje nos brinda com a sua presença por vezes velada: a intolerância e o preconceito.
Assistir a um filme como este é lembrar que o cinema é uma arte voltada para o estudo da alma humana e que, de tempos em tempos, somos presenteados com obras-primas inesquecíveis.

PS. Assistir a La Pianiste e Le Temps du loup ambos de Michael Haneke é uma boa idéia. Aliás, assistir a toda a obra de Haneke é um exercício necessário para tomar contato com o que o cinema europeu tem de melhor hoje (quando assisti a Violência Gratuita, o original, de 1997, me lembro que foi em um sábado à noite. Fui dormir passando mal. O cinema de Haneke faz isso, põe o dedo em nossas feridas e nunca passa incólume).


Apagão? Raio em subestação?
Maior sensação de deja vu!

domingo, 8 de novembro de 2009

Sabem esse DVD do Duran Duran Live from London que está passando a toda hora em comerciais na tv? Pois é, grudou na minha cabeça. Só por medida de segurança, vou baixá-lo e fazer meu revival particular anos 80´s! Triste isso!

domingo, 1 de novembro de 2009

Aguardando ANSIOSAMENTE um torrent DVDRip:

Inglourious Basterds - Quentin Tarantino
ASSISTINDO:

Serbis - Brillante Mendoza
Jennifer´s Body - Diablo Cody
Moon - Duncan Jones
The Girlfriend Experience - Steven Soderbergh