quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Lista

Lista Revista Cult:
---------
Classe de 2007

Fechando o balanço dos lançamentos do ano que passou, selecionamos aqui, com ajuda de gente que entende de harmonias e contraplanos, os melhores discos e filmes nacionais e internacionais de 2007.

FILMES INTERNACIONAIS

1. Império dos sonhos - David Lynch ( Estados Unidos/França/Polônia, 2006)
David Lynch e Laura Dern se reencontraram em grande estilo no excelente Império dos sonhos. Longo e de difícil compreensão, como quase todos os filmes do diretor, esse projeto seguiu um caminho inusitado até para os padrões lynchianos: sem um roteiro fechado, as cenas foram escritas aos poucos e às vezes entregues aos atores na véspera das filmagens. Dern encarou o desafio e deu um show como Nikki, atriz decadente que tenta voltar ao auge. Durante as gravações de um filme cujo roteiro teria sido amaldiçoado, ela se perde em um universo que mistura delírio, realidade e até coelhos falantes, algo que só podia sair mesmo da cachola de Lynch.

2. 4 meses, 3 semanas e 2 dias - Cristian Mungiu (Romênia, 2007)
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2007, 4 meses, 3 semanas e 2 dias acompanha uma jovem romena que tenta ajudar a melhor amiga a fazer um aborto durante a ditadura comunista de Nicolae Ceausescu, na década de 1980. O talentoso Cristian Mungiu deixa o cinema inteiro angustiado com o clima de tensão e opressão da época.

3. Borat - Larry Charles (Estados Unidos, 2006) e Medos privados em lugares públicos - Alain Resnais (França/Itália, 2006)
A América jamais será a mesma depois de Sacha Baron Cohen. Borat Sadiyev, seu personagem repórter do Cazaquistão, endoidou os americanos com sua antropologia fake e lotou os cinemas do mundo com seu pseudo-documentário. Nem os próprios compatriotas de Bush conseguiram segurar o riso e não zombar da sua própria excentricidade. Empatado com Borat, ficou o belo mosaico montado pelo cineasta Alain Resnais, baseado na peça homônima do inglês Alan Ayckbourn, em que seis personagens diferentes têm suas vidas conectadas em pleno inverno parisiense. Os desejos e frustrações de cada um são revelados aos poucos em um filme com cara de espetáculo teatral.

5. A vida dos outros - Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha, 2006) e Em busca da vida - Jia Zhang-Ke (China, 2006)
Ambientado na Alemanha de 1984, o ótimo A vida dos outros conta a história de um agente da Berlim Oriental que, escalado para investigar um dramaturgo e sua namorada, passa a questionar o sistema de vigilância do país. Empatado em quinto lugar, Em busca da vida mostra solitários moradores de um vilarejo chinês e o impacto que a construção de uma hidrelétrica tem em suas vidas. Com belas imagens, o diretor nos apresenta um cenário arruinado e pobre, que nem parece fazer parte do país conhecido por seu invejável índice de crescimento.

FILMES NACIONAIS

1. Tropa de elite - José Padilha
Literalmente tomando de assalto os cinemas e as banquinhas de camelô do país inteiro, Tropa de elite foi o assunto recorrente nesse segundo semestre. Desnudando a brutalidade da solução que parece impossível da guerra entre polícia e traficantes, José Padilha expôs em película um retrato sem photoshop de uma polícia que não acredita na sociedade que protege, nem no governo que a comanda, e que tem que se adequar a um modus operandi violento se quiser ser realmente honesta. Fenômeno pop que não se via desde Cidade de Deus, filmes quase negativos um do outro, e que transformou o psicótico Capitão Nascimento em ídolo nacional - para o bem e para o mal.

2. Jogo de cena - Eduardo Coutinho
Eduardo Coutinho discute o caráter da representação a partir de uma interessante fórmula que mistura relatos pessoais de mulheres anônimas e a interpretação desses depoimentos por atrizes famosas e desconhecidas. Assim, o público participa de um intrigante jogo em que é difícil afirmar o que é realidade e o que é ficção.

3. Cartola - Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Sem respeitar muito linearidade nem os padrões do gênero documentário, Cartola se foca mais em descobrir seu personagem do que em biografar sua linha do tempo. Não importa quem conta, às vezes não precisa nem de imagem na tela, o que vale mesmo é a história do eterno compositor da mangueira.

4. Santiago - João Moreira Salles
Em 1992, João Moreira Salles passou cinco dias entrevistando Santiago Badariotti Merlo, mordomo argentino que trabalhou para sua família por três décadas. Insatisfeito com o material, Salles só retomou o projeto treze anos depois, transformando a história do fascinante mordomo em uma verdadeira reflexão sobre o gênero documentário.

5. Baixio das bestas - Cláudio Assis
A crueldade humana é o tema de Baixio das bestas, segundo longa-metragem de Cláudio Assis que mostra as complexas relações entre os moradores de um pequeno e pobre povoado do agreste pernambucano. Vencedor em seis categorias no Festival de Brasília de 2006, o filme causou polêmica pelas fortes cenas de sexo e violência.

Quem votou: Cássio Starling Carlos , Folha de S. Paulo; Domingas Person, jornalista e apresentadora; Filipe Luna, Cult; Geraldo Galvão Ferraz, Cult; Luciana Veras, Diário de Pernambuco; Luísa Pécora, Cult; Luiz Zanin Oricchio, O Estado de S. Paulo; Marçal Aquino, jornalista, escritor e roteirista; Marcos Jorge, cineasta; Mário Bortolotto, escritor e dramaturgo; Pablo Myazawa, revista Rolling Stone; Ronaldo Bressane, revista Trip; Xico Sá, jornalista e escritor.

fonte: makingoff

Ps. post de Cintia Barenho.




Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos:

www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.